quinta-feira, 18 de março de 2010

Conteúdo Programático de Língua Inglesa 2010


SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO

DIRETORIA DO INTERIOR

GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ

SECRETARIA EXECUTIVA DE EDUCAÇÃO

17ª UNIDADE REGIONAL DE ENSINO

E.E.E.F.M. “PROFESSORA TEREZINHA BEZERRA SIQUEIRA”.

COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA






Proposta Pedagógica anual da disciplina Inglês 2010.









INGLÊS – PASSAPORTE PARA O MUNDO


















A língua estrangeira é ensinada para que os alunos conheçam a diversidade cultural que existe no mundo”.

( Lynn Mário)







CAPITÃO POÇO/PA

2010


SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO

DIRETORIA DO INTERIOR

GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ

SECRETARIA EXECUTIVA DE EDUCAÇÃO

17ª UNIDADE REGIONAL DE ENSINO

E.E.E.F.M. “PROFESSORA TEREZINHA BEZERRA SIQUEIRA”.

COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA








DATA: 22 de fevereiro de 2010.


ESCOLA: Professora Terezinha Bezerra Siqueira


PROFESSOR: João Oliveira Araújo


SÉRIES: 3ª Etapa do EJA, 1º Ano EJA, 1º, 2º e 3º Ano Médio


CARGA HORÁRIA: 75 HORAS


DISCIPLINA: Língua Inglesa


ÁREA DE CONHECIMENTO: Linguagem e suas Tecnologias.



I EMENTA:


O Ensino de Língua estrangeira (inglês), no sistema educacional público ou privado, deve partir do princípio básico de que o uso de uma língua estrangeira deve visar ao desenvolvimento, do aluno, das habilidades de compreensão, reflexão e construção dos conhecimentos necessários para a cidadania, o reconhecimento do aluno como cidadão, e, portanto, a valorização de seus conhecimentos prévios (cultura, linguagem, experiências diversas) é fator fundamental para o pleno desenvolvimento do ensino de uma Língua Estrangeira.




II OBJETIVOS:



  • GERAL:


- Conscientizar os alunos sobre a importância da Língua Inglesa por ser um instrumento de comunicação universal;

- Levar o educando a integrar-se no mundo atual através da leitura de textos de cunho cultural, científico, vivencial;

- Tornar o aluno capaz de expressar-se, em inglês, diante de situações diversas;

- Cultivar a linguagem para se obter um melhor relacionamento com povos de culturas diferentes da nossa.




  • ESPECÍFICO:


- Levar o aluno progressivamente a ouvir, falar, ler e escrever em língua Inglesa

- Levar o aluno a correta pronúncia e entonação nasal;

Levar o aluno a adquirir gradativa e intuitivamente as estruturas básicas da Língua Inglesa;

- Estabelecer relações entre os diferentes textos;

- Reconhecer diferentes gêneros discursivos (artigos de jornal, publicidades, cartas, panfletos, etc) e diferentes tipos de textos e as intenções comunicativas neles veiculadas (ser capaz de perceber se o autor relatando, informando, criticando, denunciando, defedendo uma idéia, contra-argumentação, etc)





III METODOLOGIA DE ENSINO:


Os conteúdos serão ministrados e trabalhados, por meio de aulas expositivas, pesquisa, diálogos, leitura expressiva, debate e reflexão, a partir da contextualização de textos ligados a cada tema referente, a cultura, a sociedade, tal prática deverá ser adaptada de acordo com o nível das séries.



IV RECURSOS:

  • HUMANOS: alunos, professores, agentes colaboradores de órgãos e/ou entidades, Técnicos Pedagógicos.


  • MATERIAIS: livros, revistas, jornais, DVDs, CDs, cartazes, letras de músicas, vocabulário


  • TECNOLÓGICOS: computador, data show, aparelho de som, sites de busca da internet, vídeo, clips, TV.



V AVALIAÇÃO:

  • CRITÉRIOS: Qualitativos e quantitativos.


Tanto na Língua Materna quanto na Língua Estrangeira a avaliação é uma atividade complexa, que envolve mais do que o simples desvendar do significado de cada palavra ou de meros conhecimentos de gramática. A avaliação do educando será feita de várias maneiras, além da aplicação de provas escritas e/ou orais, o mesmo também será avaliado a partir de situações problemas reais, desempenho individual em diálogos e dramatizações com observação constante do aprendizado, além da participação e postura do aluno dentro do ambiente escolar sistematizado, será feito, também, trabalhos extra-classe com os conhecimentos assistemáticos do contexto ao qual ele vive.



  • INSTRUMENTOS AVALIATIVOS:

Testes escritos, orais apresentação de trabalhos escritos e orais, trabalhos de pesquisa, elaboração de cartazes, aulas de forma lúdicas, freqüência, participação e comportamento pessoal e interpessoal.



  • CRITÉRIOS AVALIATIVOS:

A pontuação será distribuída da seguinte forma:

Teste escrito: 5,0 pontos

Part./ Fre./ Comp.: 1,0 ponto

Apresentações de trabalhos: 3,0 pontos

Trabalho de pesquisa: 1,0 ponto



VI INTEGRAÇÃO COM OUTRAS DISCIPLINAS:



-Temas Interdisciplinares e transversais: Desenvolver projetos sobre temas / conteúdos integrando outras disciplinas e questões sobre a diversidade cultural como: aquecimento global (Agenda 21/ Meio Ambiente/ Amazônia); Diferenças (diversidades culturais, sociais...); Ética, Cidadania, Disciplina, Relações, Convivência, Esportes, Hábitos de Alimentação, Saúde, Música, Adolescência, etc...


- -Aulas Expositivas com o objetivo de contextualizar os aspectos culturais do idioma inglês (recursos audiovisuais / pranchas demonstrativas / filmes, etc...).


- A integração da Língua Inglesa e outras disciplinas como Artes cênicas (teatro/danças) e Artes Plásticas (desenhos / pinturas / recortes / colagens...) favorecerá o trabalho com o emocional, a sensibilidade, a auto-estima, a descontração, a concentração, a mudança de atitudes e a melhoria das relações entre os educandos e, conseqüentemente, do aprendizado.




VII INTEGRAÇÃO COM ATIVIDADES EXTRACLASSE:


-Aulas com jogos, músicas e Atividades de Fixação (individuais e em grupos) para revisar ou fixar conteúdos.

-Pesquisas (jornais / revistas / biblioteca / sala informatizada):
Estimular, motivar os alunos para execução de produções textuais simples sobre os temas abordados e com o uso das estruturas e vocabulário estudado;


- Identificar através de produtos em supermercados, farmácias e lojas a influencia do inglês através de produtos e marcas em Língua Estrangeira


VI BIBLIOGRAFIA:


GLOBO, Curso de Idiomas, Nível 1, Editora Globo. Rio de Janeiro, 1999.


BERTOLIN, Rafael & SILVA, Antonio de Siqueira e, Apostila de Língua Inglesa, editora IBEP, São Paulo, 2004.


MORINO, Eliete Canesi & FARIA, Rita Brugin de, Coleção Hello stage 3, Editora Ática, São Paulo, 1998.



























VII CONTENT PROGRAM


SÉRIE: 3ª Etapa EJA

UNIT:


- The alphabet;

- Songs;

- Greetings;

- Numbers;

- Articles Definites and indefinites;

- At home;

- Colors;

- Verb to be;

- Meals and drinks;

- Day of the week;

- The family;

- Animals;

- How old…

- Professions;

- There is\are;

- Ways of transport;

- Personal Pronouns;

- Demonstrative Pronouns;

- Adjectives




CONTENT PROGRAM

SÉRIE: 1º Ano EJA


UNIT:


- Review;

- Verb to be present and past Tense;

- Articles;

- Colors in the texts;

- Plural;

- Demonstratives Pronouns;

- Verb to have;

- Review;

- Traductions;

- Oral tests;

- Musics.











CONTENT PROGRAM


SÉRIE: 1º Ano Médio


UNIT:


- Review;

- Verb to be present and past Tense;

- Articles;

- Colors in the texts;

- Plural;

- Demonstratives Pronouns;

- Verb to have;

- Review;

- Traductions;

- Oral tests;

- Musics.




CONTENT PROGRAM

SÉRIE: 2º Ano Médio


UNIT:


- Review;

- Dialogue;

- Prepositions;

- Possessive Adjectives;

- Possessive Pronouns;

- genitive case;

- Text Comprehension;

- Oral Tests;

- Would like……?

- Musics;

- Songs.


CONTENT PROGRAM

SÉRIE: 3º Ano Médio


UNIT:


- English the computation;

- Synonyms, antonyms and false cognates;

- Importance of the English language;

- Study of the verbal times;

- Texts (interpretation and translation);

- Dialogue;

- English Connections;

- Prefixes and suffixes

- There is\are;

- Simple Present;

- Quantifiers (much, very, too, so much)


Postado pelo Professor Johaozynho (Sala de Leitura 2010)

conteúdo programático de Língua Portuguesa 2010

SECRETARIA EXECUTIVA DE EDUCAÇÃO

17ª UNIDADE REGIONAL DE ENSINO

E.E.E.F.M. “Professora Terezinha Bezerra Siqueira”.



Planejamento anual das atividades da disciplina Língua Portuguesa.













EDUCAÇÃO CONSCIENTE EM FAVOR DA VIDA E DA CIDADANIA, É DEVER DE TODOS.




Professores:

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Educar é crescer. Crescer è viver. Educação é, assim, vida no sentido mais autêntico da palavra”.

(Anísio Teixeira)










Capitão Poço/PA

2009



I JUSTIFICATIVA:


O Ensino de Língua Portuguesa, no sistema educacional público ou privado, deve partir do princípio básico de que o uso da linguagem deve constituir tanto ponto de partida quanto ponto de chegada. Assim, as atividades de leitura, escuta, escrita e fala devem visar ao desenvolvimento, no aluno, das habilidades de compreensão, reflexão e construção, e não constituírem barreiras para o desenvolvimento intelectual dos mesmos,
uma vez que a democratização social pressupõe garantia de acesso aos saberes lingüísticos necessários para a cidadania, o reconhecimento do aluno como cidadão, e, portanto, a valorização de seus conhecimentos prévios (cultura, linguagem, experiências diversas) é fator fundamental para o pleno desenvolvimento do ensino da Língua Portuguesa.

Cabe à escola (professor), em primeira instância, enfrentar os preconceitos lingüísticos, ensinando o respeito à diferença e libertando-se de mitos quanto à língua (como o da existência de uma única forma certa de se falar, por exemplo) a fim de conscientizar os alunos sobre a necessidade de adequação da linguagem utilizada ao contexto de comunicação.
A partir daí, o ensino da Língua Portuguesa deve buscar desenvolver no aluno a não só a habilidade de compreensão de discursos e de reflexão sobre os mesmos, mas também aguçar neles a vontade de produzir e difundir idéias.

Como a linguagem verbal possui estrito vínculo com o pensamento, e, por isso, não poder ser compreendida sem relação com uma situação concreta de enunciação, as atividades propostas pelo professor devem contemplar as diversas situações sócio-comunicativas a que o aluno é (ou será) exposto em sua vida cotidiana, científica, profissional..., de modo a viabilizar ao aluno o acesso ao universo de textos que o circundam, inclusive de outras disciplinas. Daí decorre a fundamental importância da abordagem, em sala de aula, dos diferentes tipos de gêneros discursivos existentes na sociedade, trazendo para o estudo da LP a realidade quanto ao uso da língua: o domínio da mesma será finalmente contextualizada à possibilidade de participação social, de acesso à informação e de expressão e defesa de pontos de vista, cumprindo assim o papel fundamental da Educação.


II OBJETIVOS:


  • GERAL:


Desenvolver estratégias de leitura e escrita que possibilitem o aluno, através da elaboração de trabalhos que envolvam os diferentes tipos de “linguagens”, a observar, perceber, inferir, descobrir, refletir sobre o mundo, interagir com seu semelhante, por meio do uso funcional da língua e principalmente torná-lo um cidadão crítico, atuante, transformador para a existência de uma sociedade mais justa, humana e democrática.







  • ESPECÍFICOS:


    • Motivar os alunos a discutir e refletir sobre os assuntos relacionados ao tema proposto da unidade;

    • Observar e empregar aspectos semânticos discursivos relacionados à língua em situações concretas de interação verbal;

    • Comparar textos, tanto na modalidade oral quanto escrita, buscando semelhanças e diferenças quanto às idéias e à forma;

    • Aprender a utilizar corretamente as regularidades ortográficas e irregularidades da língua para a sistematização da ortografia;

    • Compreender a segmentação da escrita em relação à fala;

    • Ler, compreender e interpretar os mais diferentes tipos de textos, tanto na modalidade oral quanto escrita;

    • Ler por prazer.



III METODOLOGIA:


Os conteúdos serão apresentados e trabalhados, por meio de aulas expositivas, pesquisa, debate e reflexão, a partir da contextualização de textos ligados a cada tema referente à unidade estudada, prática essa que deverá ser adaptada de acordo com o nível das séries.



IV RECURSOS:

  • HUMANOS: alunos, professores, agentes colaboradores de órgãos e/ou entidades, representantes de instituições assistenciais ou religiosas.


  • MATERIAIS: livros, revistas, jornais, DVDs, CDs, cartazes.


  • TECNOLÓGICOS: computador, data show, aparelho de som.



V AVALIAÇÃO:

  • CRITÉRIOS: Qualitativos e quantitativos.

A avaliação deverá ser uma atividade contínua, que ofereça elementos de análise tanto para o professor quanto para o aluno (auto-avaliação). Será por meio da avaliação que o aluno verificará suas conquistas e suas dificuldades, criando novas possibilidades para a sua aprendizagem. Quanto ao professor, caberá analisar e refletir sobre o processo de construção do conhecimento do aluno e principalmente sobre sua prática docente, a fim de reajustar suas intervenções.






  • INSTRUMENTOS:

Testes escritos, apresentação de trabalhos escritos e orais, trabalhos de pesquisa, participação, freqüência, comportamento pessoal e interpessoal.


  • DISTRIBUIÇÃO DE PONTOS:

A pontuação será distribuída da seguinte forma:

Teste escrito: 6,0 pontos

Part./ Fre./ Comp.: 1,0 ponto

Apresentações de trabalhos: 2,0 pontos

Trabalho de pesquisa: 1,0 ponto













































VI BIBLIOGRAFIA:



CEREJA, William Roberto e MAGALHÃES, Thereza Cochar. Atual Editora, 2008.São Paulo


















































VII CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:



  • SÉRIE: 5ª

I UNIDADE: TEXTO (Estudo do Texto)

* Linguagem verbal e Linguagem não Verbal.

- A língua e os códigos.

*Variedades Lingüísticas.

- Língua padrão.

- Outros tipos de variação (regional, gíria, informal, cultural)

- Texto oral e escrito.

* Fonética e Fonologia: letras, fonemas.

* A ortografia no texto – X, CH, SS, C, SC, Ç.



II UNIDADE: NOÇÕES DE GÊNEROS TEXTUAIS.

  • - Receita, anúncio de jornal, poema, e contos, quadrinhos.

  • * Ortografia (H)

  • * Morfologia: Substantivo, Adjetivo, flexão.

* Fonética e Fonologia: Dígrafo e encontro consonantal e vocálicos, translineação.


I CULMINÂNCIA


III UNIDADE: LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO

* Carta Pessoal.

- O e-mail.

- Descrição.

* Morfologia: Artigo e Numeral.

* Fonética e Fonologia: sílaba tônica e átona.

* Oxítonas, Paroxítonas e proparoxítonas;



IV UNIDADE: TEXTO: COESÃO E COERÊNCIA

  • * Morfologia: Pronome Conceito, classificação.

  • Verbo ( estrutura,verbos regulares e irregulares, formas nominais, locuções verbais, modos verbais e modo indicativo).

  • Acentuação


II CULMINÂNCIA












SÉRIE: 6ª

I UNIDADE: LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO (Narração)

  • Morfologia: Verbo ( estrutura, verbos regulares e irregulares formas nominais, locuções verbais, modos verbais e modo subjuntivo).

  • Advérbio.

Ortografia: G ou J.

Texto.


II UNIDADE: LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO (Poema)

  • Morfossintaxe: seleção e combinação das palavras.

  • Sujeito e predicado (Classificação)

  • Ortografia: acentuação dos ditongos e Hiatos.

  • Tipos de Sujeito.

  • Concordância verbal com o sujeito simples e composto.

  • Verbos de ligação e predicativo

  • Argumentação oral: debate deliberativo



I Culminância



III UNIDADE: LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO (Poesia)

  • Os pronomes e a Coesão Textual

  • Transitividade verbal, objeto direto e indireto.

  • Preposição, combinação e contração

  • Ortografia: Há e a?

  • Funções dos pronomes pessoais e oblíquos.




IV UNIDADE: LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO (Noticia)


  • Tipos de Predicado

  • Entrevista.

  • Adjunto adnominal.

  • Adjunto Adverbial.

  • Mal/mau

  • Mas/mais.



II Culminância










    • SÉRIE: 7ª


I UNIDADE: LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO (teatro)

  • Discurso citado.

  • O texto, o contexto e o discurso

  • Sujeito indeterminado.

  • O texto teatral.

  • Oração sem sujeito.

  • Verbos impessoais.

  • Ortografia: emprego do (S)

  • A crítica.

  • Vozes do Verbo.



II UNIDADE: LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTUAL (DENOTATIVA e CONOTATIVA)


  • Crônica.

  • Ortoepia e Prosódia.

  • O modo imperativo.

  • A crônica argumentativa.

  • Figuras de Linguagem.

  • Vozes verbais.


I Culminância.



III UNIDADE: LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO (Anúncio Publicitário)


  • Coerência e Coesão

  • A conectividade.

  • Complemento Nominal.

  • Ortografia: Emprego da letra Z.

  • Carta.

  • Aposto.

  • Vocativo.

  • Ortografia: X e CH.

  • Pontuação.



IV UNIDADE: LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO (Texto Científico)


  • Avaliação Apreciativa e recursos Ortográficos.

  • Estudo da conjunção.

  • Conjunção coordenada e subordinada.

  • Emprego do porque.

  • Seminário

  • Período simples e composto

  • Semântica e discurso

.


II Culminância.


  • SÉRIE: 8ª


I UNIDADE: LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO (reportagem)


  • Mudanças ortográficas.

  • As orações subordinadas substantivas.

  • Orações reduzidas.

  • Plural dos substantivos compostos.

  • Estudo do pronome relativo.

  • Plural dos adjetivos compostos.

  • Oração Subordinada Adjetiva

  • Orações Adjetivas Reduzidas


II UNIDADE: LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO (Conto)



  • Discurso.

  • As orações subordinadas Adverbiais e Reduzidas.

  • Período composto por coordenação.

  • Adjetivos Pátrios.

  • Figuras de Linguagem (sintaxe).

  • Ortografia: tem ou têm, vem ou vêm

I Culminância.



III UNIDADE: LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO (Verso e composição)



  • Estrutura e formação das palavras.

  • Debate

  • Concordância Nominal.

  • Ortografia: C, Ç, SS.

  • Concordância Verbal

  • Ortografia: E ou I, O ou I.



IV UNIDADE: LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO (Dissertativo, Argumentativo)



  • Articulação.

  • Regência Verbal e Nominal

  • O estudo da crase.

  • Emprego do pronome demonstrativo.

  • Colocação Pronominal.


II Culminância.







SÉRIE: 1º ETAPA (EJA)


I UNIDADE: ÉTICA, MORAL E CIDADANIA


História da Língua Portuguesa;

Níveis de Linguagem;

Linguagem Verbal e Não-verbal;

Conotação e denotação;

Figuras de Linguagem (comparação, metáfora, hipérbato, prosopopéia, onomatopéia, antítese, paradoxo);

Funções da Linguagem;

Prosa e Poema: tipos de poemas (soneto, ode, lira e poema épico)

Noções de versificação.


II UNIDADE: MEIO AMBIENTE.


Gêneros Literários: Lírico, épico e dramático

Estudo da Narrativa: tipos e elementos da narrativa;

Funções da Literatura.

Estilo individual e estilo de época

Periodização da literatura luso-brasileira;

Trovadorismo: cantigas de amor e de amigo;

Estrutura e formação das palavras;

Processo e formação das palavras;

I Culminância

quarta-feira, 17 de março de 2010

As séries da TV de Monteiro Lobato

A Literatura de Monteiro Lobato

Um dos grandes escritores em que tivemos o prazer de conhecer algumas de suas obras, e que por sinal fizeram muito sucesso, foi Monteiro Lobato, há uma grande quantidade de livros, em diversos gêneros, e todos merecem a sua atenção.

Por isso separamos alguns títulos referentes à literatura de Monteiro Lobato:

  • Emília no País da Gramática
  • Os Espiões da Emília
  • História das Invenções
  • O Picapau Amarelo
  • Ali Babá e os Quarenta Ladrões

Dentre muitos outros clássicos, em sua maioria os livros infantis de Monteiro Lobato, disponibilizam de histórias úteis para as crianças em que certamente também vão ajudar no seu desenvolvimento pessoal, por isso as suas obras são consideradas muito valiosas, e são clássicos da nossa literatura em que devem ser preservados.

Sem dúvidas uma das que mais fizeram sucesso é o Sítio do Pica Pau Amarelo de Monteiro Lobato, inclusive virou serie de TV, quem é que não conhece a simpática boneca Emilia e os seus amigos, Rabicó, Dona Benta e etc. Eles fizeram a infância de muitas crianças, inclusive a minha, e acredito que de quem está lendo esse artigo agora também.

Essa está entre as obras mais vendidas de Lobato, se você ainda não teve a oportunidade de ler, ou então de acompanhar a série em que ganhou uma ultima versão feita pela globo, vale a pena! Você pode comprar livros de Monteiro Lobato através de sites como o Mercado Livre entre outros. Recomendamos que vocês também visitem sites de livrarias famosas, assim você consegue também ter acesso a esses clássicos.

Acredito que a maioria das livrarias comercializam os livros de Monteiro Lobato, sendo assim você pode encontrar as suas obras com facilidade. E então, o que está esperando para adquirir a sua agora mesmo? Aproveite, é um belo presente de aniversário para o seu filho, e certamente vai lhe proporcionar muita cultura.

Postado pelo professor Johaozynho (Sala de Leitura 2010)