quinta-feira, 18 de março de 2010

conteúdo programático de Língua Portuguesa 2010

SECRETARIA EXECUTIVA DE EDUCAÇÃO

17ª UNIDADE REGIONAL DE ENSINO

E.E.E.F.M. “Professora Terezinha Bezerra Siqueira”.



Planejamento anual das atividades da disciplina Língua Portuguesa.













EDUCAÇÃO CONSCIENTE EM FAVOR DA VIDA E DA CIDADANIA, É DEVER DE TODOS.




Professores:

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Educar é crescer. Crescer è viver. Educação é, assim, vida no sentido mais autêntico da palavra”.

(Anísio Teixeira)










Capitão Poço/PA

2009



I JUSTIFICATIVA:


O Ensino de Língua Portuguesa, no sistema educacional público ou privado, deve partir do princípio básico de que o uso da linguagem deve constituir tanto ponto de partida quanto ponto de chegada. Assim, as atividades de leitura, escuta, escrita e fala devem visar ao desenvolvimento, no aluno, das habilidades de compreensão, reflexão e construção, e não constituírem barreiras para o desenvolvimento intelectual dos mesmos,
uma vez que a democratização social pressupõe garantia de acesso aos saberes lingüísticos necessários para a cidadania, o reconhecimento do aluno como cidadão, e, portanto, a valorização de seus conhecimentos prévios (cultura, linguagem, experiências diversas) é fator fundamental para o pleno desenvolvimento do ensino da Língua Portuguesa.

Cabe à escola (professor), em primeira instância, enfrentar os preconceitos lingüísticos, ensinando o respeito à diferença e libertando-se de mitos quanto à língua (como o da existência de uma única forma certa de se falar, por exemplo) a fim de conscientizar os alunos sobre a necessidade de adequação da linguagem utilizada ao contexto de comunicação.
A partir daí, o ensino da Língua Portuguesa deve buscar desenvolver no aluno a não só a habilidade de compreensão de discursos e de reflexão sobre os mesmos, mas também aguçar neles a vontade de produzir e difundir idéias.

Como a linguagem verbal possui estrito vínculo com o pensamento, e, por isso, não poder ser compreendida sem relação com uma situação concreta de enunciação, as atividades propostas pelo professor devem contemplar as diversas situações sócio-comunicativas a que o aluno é (ou será) exposto em sua vida cotidiana, científica, profissional..., de modo a viabilizar ao aluno o acesso ao universo de textos que o circundam, inclusive de outras disciplinas. Daí decorre a fundamental importância da abordagem, em sala de aula, dos diferentes tipos de gêneros discursivos existentes na sociedade, trazendo para o estudo da LP a realidade quanto ao uso da língua: o domínio da mesma será finalmente contextualizada à possibilidade de participação social, de acesso à informação e de expressão e defesa de pontos de vista, cumprindo assim o papel fundamental da Educação.


II OBJETIVOS:


  • GERAL:


Desenvolver estratégias de leitura e escrita que possibilitem o aluno, através da elaboração de trabalhos que envolvam os diferentes tipos de “linguagens”, a observar, perceber, inferir, descobrir, refletir sobre o mundo, interagir com seu semelhante, por meio do uso funcional da língua e principalmente torná-lo um cidadão crítico, atuante, transformador para a existência de uma sociedade mais justa, humana e democrática.







  • ESPECÍFICOS:


    • Motivar os alunos a discutir e refletir sobre os assuntos relacionados ao tema proposto da unidade;

    • Observar e empregar aspectos semânticos discursivos relacionados à língua em situações concretas de interação verbal;

    • Comparar textos, tanto na modalidade oral quanto escrita, buscando semelhanças e diferenças quanto às idéias e à forma;

    • Aprender a utilizar corretamente as regularidades ortográficas e irregularidades da língua para a sistematização da ortografia;

    • Compreender a segmentação da escrita em relação à fala;

    • Ler, compreender e interpretar os mais diferentes tipos de textos, tanto na modalidade oral quanto escrita;

    • Ler por prazer.



III METODOLOGIA:


Os conteúdos serão apresentados e trabalhados, por meio de aulas expositivas, pesquisa, debate e reflexão, a partir da contextualização de textos ligados a cada tema referente à unidade estudada, prática essa que deverá ser adaptada de acordo com o nível das séries.



IV RECURSOS:

  • HUMANOS: alunos, professores, agentes colaboradores de órgãos e/ou entidades, representantes de instituições assistenciais ou religiosas.


  • MATERIAIS: livros, revistas, jornais, DVDs, CDs, cartazes.


  • TECNOLÓGICOS: computador, data show, aparelho de som.



V AVALIAÇÃO:

  • CRITÉRIOS: Qualitativos e quantitativos.

A avaliação deverá ser uma atividade contínua, que ofereça elementos de análise tanto para o professor quanto para o aluno (auto-avaliação). Será por meio da avaliação que o aluno verificará suas conquistas e suas dificuldades, criando novas possibilidades para a sua aprendizagem. Quanto ao professor, caberá analisar e refletir sobre o processo de construção do conhecimento do aluno e principalmente sobre sua prática docente, a fim de reajustar suas intervenções.






  • INSTRUMENTOS:

Testes escritos, apresentação de trabalhos escritos e orais, trabalhos de pesquisa, participação, freqüência, comportamento pessoal e interpessoal.


  • DISTRIBUIÇÃO DE PONTOS:

A pontuação será distribuída da seguinte forma:

Teste escrito: 6,0 pontos

Part./ Fre./ Comp.: 1,0 ponto

Apresentações de trabalhos: 2,0 pontos

Trabalho de pesquisa: 1,0 ponto













































VI BIBLIOGRAFIA:



CEREJA, William Roberto e MAGALHÃES, Thereza Cochar. Atual Editora, 2008.São Paulo


















































VII CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:



  • SÉRIE: 5ª

I UNIDADE: TEXTO (Estudo do Texto)

* Linguagem verbal e Linguagem não Verbal.

- A língua e os códigos.

*Variedades Lingüísticas.

- Língua padrão.

- Outros tipos de variação (regional, gíria, informal, cultural)

- Texto oral e escrito.

* Fonética e Fonologia: letras, fonemas.

* A ortografia no texto – X, CH, SS, C, SC, Ç.



II UNIDADE: NOÇÕES DE GÊNEROS TEXTUAIS.

  • - Receita, anúncio de jornal, poema, e contos, quadrinhos.

  • * Ortografia (H)

  • * Morfologia: Substantivo, Adjetivo, flexão.

* Fonética e Fonologia: Dígrafo e encontro consonantal e vocálicos, translineação.


I CULMINÂNCIA


III UNIDADE: LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO

* Carta Pessoal.

- O e-mail.

- Descrição.

* Morfologia: Artigo e Numeral.

* Fonética e Fonologia: sílaba tônica e átona.

* Oxítonas, Paroxítonas e proparoxítonas;



IV UNIDADE: TEXTO: COESÃO E COERÊNCIA

  • * Morfologia: Pronome Conceito, classificação.

  • Verbo ( estrutura,verbos regulares e irregulares, formas nominais, locuções verbais, modos verbais e modo indicativo).

  • Acentuação


II CULMINÂNCIA












SÉRIE: 6ª

I UNIDADE: LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO (Narração)

  • Morfologia: Verbo ( estrutura, verbos regulares e irregulares formas nominais, locuções verbais, modos verbais e modo subjuntivo).

  • Advérbio.

Ortografia: G ou J.

Texto.


II UNIDADE: LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO (Poema)

  • Morfossintaxe: seleção e combinação das palavras.

  • Sujeito e predicado (Classificação)

  • Ortografia: acentuação dos ditongos e Hiatos.

  • Tipos de Sujeito.

  • Concordância verbal com o sujeito simples e composto.

  • Verbos de ligação e predicativo

  • Argumentação oral: debate deliberativo



I Culminância



III UNIDADE: LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO (Poesia)

  • Os pronomes e a Coesão Textual

  • Transitividade verbal, objeto direto e indireto.

  • Preposição, combinação e contração

  • Ortografia: Há e a?

  • Funções dos pronomes pessoais e oblíquos.




IV UNIDADE: LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO (Noticia)


  • Tipos de Predicado

  • Entrevista.

  • Adjunto adnominal.

  • Adjunto Adverbial.

  • Mal/mau

  • Mas/mais.



II Culminância










    • SÉRIE: 7ª


I UNIDADE: LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO (teatro)

  • Discurso citado.

  • O texto, o contexto e o discurso

  • Sujeito indeterminado.

  • O texto teatral.

  • Oração sem sujeito.

  • Verbos impessoais.

  • Ortografia: emprego do (S)

  • A crítica.

  • Vozes do Verbo.



II UNIDADE: LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTUAL (DENOTATIVA e CONOTATIVA)


  • Crônica.

  • Ortoepia e Prosódia.

  • O modo imperativo.

  • A crônica argumentativa.

  • Figuras de Linguagem.

  • Vozes verbais.


I Culminância.



III UNIDADE: LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO (Anúncio Publicitário)


  • Coerência e Coesão

  • A conectividade.

  • Complemento Nominal.

  • Ortografia: Emprego da letra Z.

  • Carta.

  • Aposto.

  • Vocativo.

  • Ortografia: X e CH.

  • Pontuação.



IV UNIDADE: LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO (Texto Científico)


  • Avaliação Apreciativa e recursos Ortográficos.

  • Estudo da conjunção.

  • Conjunção coordenada e subordinada.

  • Emprego do porque.

  • Seminário

  • Período simples e composto

  • Semântica e discurso

.


II Culminância.


  • SÉRIE: 8ª


I UNIDADE: LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO (reportagem)


  • Mudanças ortográficas.

  • As orações subordinadas substantivas.

  • Orações reduzidas.

  • Plural dos substantivos compostos.

  • Estudo do pronome relativo.

  • Plural dos adjetivos compostos.

  • Oração Subordinada Adjetiva

  • Orações Adjetivas Reduzidas


II UNIDADE: LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO (Conto)



  • Discurso.

  • As orações subordinadas Adverbiais e Reduzidas.

  • Período composto por coordenação.

  • Adjetivos Pátrios.

  • Figuras de Linguagem (sintaxe).

  • Ortografia: tem ou têm, vem ou vêm

I Culminância.



III UNIDADE: LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO (Verso e composição)



  • Estrutura e formação das palavras.

  • Debate

  • Concordância Nominal.

  • Ortografia: C, Ç, SS.

  • Concordância Verbal

  • Ortografia: E ou I, O ou I.



IV UNIDADE: LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO (Dissertativo, Argumentativo)



  • Articulação.

  • Regência Verbal e Nominal

  • O estudo da crase.

  • Emprego do pronome demonstrativo.

  • Colocação Pronominal.


II Culminância.







SÉRIE: 1º ETAPA (EJA)


I UNIDADE: ÉTICA, MORAL E CIDADANIA


História da Língua Portuguesa;

Níveis de Linguagem;

Linguagem Verbal e Não-verbal;

Conotação e denotação;

Figuras de Linguagem (comparação, metáfora, hipérbato, prosopopéia, onomatopéia, antítese, paradoxo);

Funções da Linguagem;

Prosa e Poema: tipos de poemas (soneto, ode, lira e poema épico)

Noções de versificação.


II UNIDADE: MEIO AMBIENTE.


Gêneros Literários: Lírico, épico e dramático

Estudo da Narrativa: tipos e elementos da narrativa;

Funções da Literatura.

Estilo individual e estilo de época

Periodização da literatura luso-brasileira;

Trovadorismo: cantigas de amor e de amigo;

Estrutura e formação das palavras;

Processo e formação das palavras;

I Culminância

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